As Melhores Ferramentas Para Criar Sua Campanha de Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo está sendo utilizado por mais de 88% dos profissionais de marketing do B2B. Isso faz parte de uma estratégia global e ignorar esse fato coloca o empreendedor digital no grupo das minorias.
É preciso estar pronto para dar a esse tipo de marketing todo o tempo, dinheiro e recursos necessários para que ele prospere.
Mas começar uma campanha nova de marketing de conteúdo não é tão fácil quanto se pensa, pois existem algumas perguntas que precisam ser respondidas, desafios que devem ser superados e várias tarefas que necessitam ser abordadas. Quando se começa logo são encontradas várias formas de planejar, investigar, criar e até de distribuir o conteúdo.
Existem algumas ferramentas de marketing de conteúdo que sempre é bom ter ao lado quando a primeira campanha for lançada. Elas cobrem os detalhes que são mais importantes e que precisam ser tratados antes de iniciar e também nos primeiros dias ou semanas que a campanha está sendo conduzida.
Ao se ter isso em mente é possível economizar tempo e dinheiro mesmo que somente sejam utilizadas uma ou duas ferramentas. Logo no primeiro dia é possível experimentar os resultados positivos. A seguir, uma pequena lista com essas ferramentas.
BuzzSumo
Na internet é possível encontrar várias ferramentas voltadas para o marketing de conteúdo e também para o marketing de conteúdo que acabam gerando resultados definitivos. A segunda categoria é onde o BuzzSumo se encaixa.Existem duas coisas que essa ferramenta consegue fazer como profissional de marketing de conteúdo de acordo com o que está descrito na sua página:
● Encontrar os principais influenciadores para que o conteúdo seja promovido.
● Analisar o conteúdo que possui o melhor desempenho para um concorrente ou qualquer assunto.
Começar é tão simples quanto fazer a inserção de uma palavra-chave em sua caixa de pesquisa. Ao inserir a palavra-chave e fazer uma busca é possível ver o conteúdo que possui um desempenho melhor para ela.
Com essa informação em mãos é possível fazer melhor, pois com essa abordagem é possível ter uma ideia clara que é preciso fazer, da perspectiva da criação de conteúdo, para competir com melhores que se encontram no mercado.
Outra ferramenta bem interessante é a backlinks que mostra quais os sites que estão apontando para os melhores conteúdos a partir de uma determinada palavra-chave. Uma vez criado o post basta contatar esses sites e esperar pelos feedbacks e links.
Pode-se dizer que isso também é o BuzzSumo, mas é preciso lembrar que esta é uma ferramenta extremamente fácil de ser usada. São necessários apenas alguns minutos para fazer uma pesquisa e conseguir entender melhor o que vai ajudar a competir com os melhores que estão participando do mercado.
Buffer
O marketing de conteúdo não é simplesmente criar conteúdo. Em algum momento quando a peça boa estiver pronta será preciso compartilha-la com o restante do mundo, ou seja, simplesmente criar um conteúdo de alta qualidade raramente é suficiente.O objetivo do Buffer é proporcionar uma maneira melhor de compartilhar pelas redes sociais não importando se a administração é de apenas uma conta de mídia social ou várias, esse é o tipo de ferramenta que mantém na trilha e permite que sejam gerados resultados bem significativos.
Uma campanha de marketing de conteúdo não se trata de fazer hoje e ignorar o amanhã. Quem pretende alcançar o sucesso tem a obrigação de manter sua estratégia dia após dia.
Veja também:
O Buffer é uma ferramenta que pode ajudar a fazer um gerenciamento melhor das plataformas de mídia social utilizadas. Existe até um recurso que permite programar os posts para serem publicados mais tarde.
Quando a primeira campanha de marketing de conteúdo é lançada, é muito importante que se tenha uma estratégia para conseguir tirar o máximo de proveito das mídias sociais. Como nem sempre existe tempo suficiente, o Buffer permite que as atualizações sejam agendadas com antecedência e isso é uma ótima ideia.
Essa ferramenta é simples de ser usada, acessível e repleta de recursos. Por isso, é uma ótima aquisição para a caixa de ferramentas de um profissional de marketing de conteúdo.
Klout
Muitas vezes, um empreendedor digital sente que a melhor forma de conseguir ter um impacto online é criando e compartilhando conteúdo de altíssima qualidade. Nesse caso, o Klout pode ser um ótimo auxílio nesse sentido.Ao usar essa ferramenta o profissional consegue usufruir das seguintes opções:
1. Criar conteúdo que acabe despertando o interesse de seu público.
2. Receber sugestões relacionadas ao conteúdo compartilhável que os concorrentes ainda não fizeram uma cobertura.
3. Acompanhar o impacto causado pelo conteúdo como os retweets e as curtidas.
Para quem está iniciando não há nada mais importante que estabelecer uma boa base estratégica. Olhando pelo ponto de vista das mídias sociais isso é exatamente o que essa ferramenta ajuda a fazer.
Leave a Comment