Como ter sucesso no Marketing Digital
Quem está presente no mundo digital e deseja ampliar sua presença deve ter como grande aliado o marketing digital.
Num cenário que mais da metade da população do Brasil está online é muito importante conhecer os caminhos para conseguir reter e adquirir clientes na internet. Por isso, separamos algumas dicas para que a área de marketing digital seja estruturada, ou muito melhor, que incorpore essas habilidades ao longo do negócio.
Conhecer o cliente
Apesar desse já ter se tornado um clichê é de fundamental importância que o empreendedor possua clareza quanto ao mercado e ao público-alvo antes que coloque a máquina de vendas para realmente funcionar. Dependendo dessa definição certas competências do arsenal de marketing digital podem ser menos ou mais relevantes para a operação.Por exemplo, certas categorias possuem como peça fundamental o marketing feito em mecanismos de busca, SEO, já para outras o mais valioso é o marketing de conteúdo e isso pode acontecer em diversas situações que o produto e/ou serviço, por atender a certo nicho ou ser inovador, ainda não possui um volume de buscas.
Portanto, para conhecer bem as particularidades daquele negócio é muito mais útil a definição do melhor mix de marketing e as competências nas quais é preciso virar um expert.
Definir objetivos claros
Construir uma marca, gerar leads, vendas... Definir quais são os objetivos claros para aquele negócio é mais um passo fundamental para que haja a estruturação da própria área. Eles não afetam apenas o desenho do time de marketing, mas também toda a operação existente ao seu redor.Isso mostra que quanto maior for a integração com as outras áreas da companhia melhores serão os resultados. Um bom exemplo disso é quando uma operação tem por objetivo gerar leads, mas ela somente funcionará bem quando estiver devidamente integrada com a força de vendas. Assim como com um e-commerce que somente sairá do papel se estiver bem conectado com o estoque, financeiro, logística entre outros.
Após os objetivos terem sido definidos é de fundamental importância que sejam criadas as Key Performance Indicators, KPI’s, e fazer com que se tornem visíveis em toda a operação. Esses indicadores ajudam a acompanhar o desempenho de cada processo e a colaborar para que os objetivos do negócio sejam atingidos. Alguns bons exemplos de KPI’s são: custo por lead, ROI, receita por lead entre outros.
Montar um time campeão
A primeira pergunta a ser feita quando se trata da montagem de um time é “Terceirizar ou fazer tudo dentro de casa?”. Escolher uma consultoria ou agência pode ser uma alternativa muito boa para um empreendedor, pois isso propicia um encurtamento na curva de aprendizado e o empreendedor ainda pode contar com especialistas que darão apoio na estratégia, entendimento do marketing digital e também na execução.No entanto, independentemente da escolha da agência é recomendável que seja criada uma inteligência dentro de casa. Ter uma equipe que pense e haja digitalmente dará muito mais qualidade e agilidade na operação.
É preciso saber qual é o perfil do profissional do marketing digital. São diversas especialidades existentes como conteúdo, redes sociais, mecanismos de busca, mobile entre tantos outros que certamente exigem competências e perfis diversos, mas algumas características sempre são bem-vindas como é o caso da:
· Energia – os testes é uma cultura que está presente e o “botar pra fazer” acaba se mostrando fundamental;
· Habilidade com os números – num ambiente de trabalho que tudo é mensurável é de fundamental importância que a tomada de decisão seja baseada nos dados;
· Trabalho em equipe – as novas metodologias da gestão de projetos pregam que tenha fim a departamentalização. Sendo assim, é preciso saber como trabalhar em grupos multidisciplinares.
Usar e abusar da tecnologia
Quando se fala em tecnologia os trabalhos repetitivos normalmente são automatizados. Atualmente, diversas ferramentas de automatização estão disponíveis e prometem resolver com maestria as atividades mais complexas e diversas como a criação de campanhas, monitoramento das redes sociais, gerenciamentos dos bids nos mecanismos de busca e até na criação dinâmica de anúncios. Tudo isso com uma escala e um alto nível de assertividade.Portanto, é muito importante que o time tenha facilidade para lidar com os aspectos técnicos existentes no processo. Caso não possa conta com programadores no time, é preferível que todos compreendam ao menos a tecnologia e criem uma parceria forte com a área de TI.
Criar learning organization
Imagine que há alguns anos o mobile marketing era uma tendência e que atualmente muitas empresas brasileiras já possuem uma grande quantidade de acessos oriundos dos dispositivos móveis. Tudo muda muito rapidamente e a única forma de conseguir acompanhar e aproveitar essas mudanças é criando uma learning organization, ou seja, uma organização que aprende.A learning organization trata-se de uma organização que valoriza a cultura dos testes.
Quando há o lançamento de versões mais simplificadas dos seus produtos ela recebe feedbacks dos clientes mais rapidamente e como consequência disso ela consegue dar respostas ao mercado com bastante agilidade.
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