Às Principais Tendências do Marketing Digital para 2017
Quando se fala em marketing digital é possível vislumbrar claramente quais as tendências para 2017. Apesar do Brasil estar passando por problemas que foram causados pela crise financeira, essa é uma área que está passando por um momento muito interessante, pois é cada vez maior a quantidade de empresas que estão buscando um canal para gerar leads e vendas na internet.
Por causa do crescimento na quantidade de usuários de internet no país e também pelo crescimento no número de acessos realizados por meio de dispositivos móveis o marketing digital acaba se tornando uma imposição para as empresas de qualquer tamanho, principalmente quando se está diante da necessidade de conseguir gerar novos negócios e também pela busca de novas oportunidades.
Se tem uma tendência que parece ser mais forte no marketing digital em 2017 na participação setorial é o significativo aumento da presença das médias e pequenas empresas dentro do mercado online até mesmo como uma forma das dificuldades que foram impostas pela crise econômica serem superadas. Separamos as principais tendências.
Marketing de conteúdo
Um dos grandes destaques do ano de 2016 foi o marketing de conteúdo e ele continua sendo uma forte tendência para 2017, mas com um destaque ainda maior. Isso não é para menos, afinal, essa é uma das principais formas existentes de uma marca conseguir estabelecer sua autoridade e ganhar a confiança do consumidor: criando um conteúdo que agregue informação e valor ao cotidiano das pessoas.Geralmente, isso envolve informações relevantes quanto ao mercado que entretêm ou esclarece o público. Através do Inbound Marketing a empresa consegue construir progressivamente um relacionamento com o público-alvo e assim conquistar a confiança e a preferência das pessoas.
Tanto em blogs quanto em mídias sociais o marketing de conteúdo promete despontar em 2017 como uma das maiores tendências que envolve o marketing digital. Outro motivo para apostar nele é por causa do seu custo. As mídias pagas estão custando cada vez mais caro. Mas as táticas usadas no Inbound Marketing custa cerca de 60% menos que as demais ações que são utilizadas pelo marketing convencional.
Estratégias de remarketing mais eficientes
Um dos destaques das tendências de marketing online para 2017 certamente será as estratégias de retargeting ou remarketing. O remarketing funciona por meio da utilização dos cookies do navegador para conseguir rastrear os sites visitados pelos usuários.Quando eles saem de certo ambiente tanto os produtos quanto os serviços que eles visualizaram será mostrado novamente em forma de anúncios em vários websites.
Técnicas SEO
As menções feitas em redes sociais exercem um impacto forte sobre o trabalho SEO de acordo com o que já foi admitido pelo Google. E essa é sem sombra de dúvidas uma das tendências que deve ganhar uma evidência ainda maior no marketing digital em 2017.Prever quais as modificações que poderão ser realizadas nos algoritmos dos buscadores é muito difícil, mas provavelmente as ações feitas em mídias sociais se igualem ou até superam as estratégias de link building em termos de importância.
Outro ponto que merece ser destacado entre as tendências desse tipo de marketing é o SEO local. Por causa do aumento de tráfego por meio dos dispositivos móveis o segmento do processo de otimização dos sites para as ferramentas de busca deve ganhar uma relevância ainda maior.
Links patrocinados
Outra forte tendência para o marketing digital para 2017 é quanto ao acirramento entre Google e Facebook quando se fala em links patrocinados.O Facebook Ads tem ganhado muito espaço em comparação com o AdWords e isso vem preocupando cada vez mais a equipe de Mountain View. A resposta para isso tem sido usar recursos muito sofisticados no Google AdWords bem como um poder de segmentação que aumenta cada vez mais.
Mais uma tendência que é específica do Brasil é a redução pequena no custo de veiculação desse tipo de anuncio, principalmente dentro do Google AdWords, pois a procura por essa publicidade online acabou sofrendo um forte impacto por causa da crise e como esse sistema funciona como um leilão a competição acabou ficando um pouco menor.
Redes sociais mais ativas
O brasileiro não consegue mais ficar sequer um dia fora das redes sociais, isso é um fato. Por causa disso, a tendência é que essa presença se faça ainda maior em 2017 em decorrência da expansão da base dos dispositivos móveis do país. Quando se fala em Facebook são mais de 70% dos acessos feitos por tablets ou smartphones no Brasil.O uso das mídias sociais integrado as plataformas de ecommerce deve ser cada vez maior no comércio eletrônico. Afinal, o marketing nas mídias sociais é uma realidade dentro do comércio eletrônico e ao longo do ano a perspectiva é que acabe se tornando ainda mais sofisticado e o grande destaque no Brasil deve ser o Facebook Marketing.
Leave a Comment