Como Criar um Blog de Sucesso



Quem pretende fazer negócios na internet deve criar um blog de sucesso, pois essa é uma estratégia muito eficiente. Ele vai servir como um centro para todo o conteúdo digital e ainda servem como base para o processo de atração, vendas e relacionamento aconteçam de forma bem mais eficiente.

As pessoas que gostam de compartilhar ideias e que são formadores de opinião enquanto estão conquistando mais clientes o mais recomendável é criar um blog. Essa é uma opção que apresenta inúmeras vantagens. Além do mais, o blog é um canal barato que possui um potencial alto de conversão, mas que é totalmente amigável com os mecanismos de busca como o Yahoo, Bing e Google.

Atualmente, existe em torno de 70 milhões de blogs. Por dia, são criados cerca de 120 mil e ao menos 6 milhões de postagens são feitas neles. Para quem pensa em fazer a diferença no mundo virtual este é um cenário muito propício é interessante. Pensando nisso, listamos alguns requisitos que são fundamentais para que o sucesso seja conquistado ao usar essa plataforma na estratégia de negócios.


Valores devem ser agregados com o blog

Para que seja criado um blog cativante é preciso que as informações ali fornecidas sejam úteis a quem precisa delas. Quando um internauta visita um blog e não visualiza nada a não ser dados soltos e alguma lista chatinha com os serviços e produtos que ali são oferecidos ou algum pensamento aleatório que não leve ninguém a lugar nenhum isso quer dizer que não está sendo gerado valor e que isso vai arruinar a reputação do blogueiro rapidamente.

Colocar um conteúdo relevante, de qualidade a disposição do público-alvo é fazer com que a marca tenha valor agregado sem ser preciso ser intrusivo ou agressivo. A ideia de disponibilizar este tipo de conteúdo é fazer com que gere interesse no internauta e não apenas uma venda, pois quando o interesse é gerado a venda vai acontecer como uma consequência.

Constantemente o marketing de conteúdo é considerado a melhor opção para quem pretende promover uma ideia, produto ou serviço. Porém, alguns profissionais de ou empreendedores parecem que não compreendem o tamanho do potencial que essa estratégia possui. Mas também existem aqueles que até entendem e tentam fazer uso do mesmo, mas o que fazem é de forma inadequada.

Apenas fazer conteúdo e transformá-lo numa publicidade não é o suficiente, pois às publicações terão um atributo de spam que é uma mensagem indesejada. As tradicionais formas de fazer divulgação estão perdendo suas forças. Os clientes em geral estão se sentindo cada vez mais insatisfeitos quando são bombardeados por aquelas propagandas cansativas e constantes dos serviços e produtos independente da qualidade que eles possuem.

Ou seja, um blogueiro precisa entregar aos internautas algo que os atraia e que também os satisfaça. Geralmente em um blog de sucesso isso é efeito com bastante eficácia. Para gerar valor ao blog após sua criação é preciso criar conteúdo de extrema qualidade.


O blog precisa gerar visitas

Se não tiver pessoas transitando pela plataforma não têm como um negócio online existir. É por isso que o blogueiro precisa reservar uma parte do tempo para atrair as pessoas para o blog. Existem algumas formas de conseguir visitas:

Tráfego direto - acontece quando uma pessoa digita o endereço do site ou blog no navegador. Mas para que isso aconteça é necessário que o blog tenha um domínio bom, ser popular entre seu público-alvo e ter sua autoridade reconhecida. Neste sentido um bom trabalho de branding e posicionamento pode ajudar além de uma linha editorial bem produzida e relevante.

Tráfego pago - é o que acontece com a compra de links patrocinados como geralmente acontece com o Google Adwords e o Facebook Ads. Neste caso, o dono do blog resolve investir num tipo de publicidade online que leva as pessoas até o blog para que consuma os conteúdos e conheça os produtos ou serviços. Mas para que este método seja eficiente é preciso que o profissional entenda bem do assunto.

Tráfego orgânico - é o tráfego gerado quando uma pessoa faz uma pesquisa nos buscadores e encontram o blog. Neste método é comum aplicar técnicas SEO que é uma forma de otimizar os sites para os motores de busca. Se isso for bem feito o blog consegue ter vários conteúdos ranqueados o que acaba facilitando o fluxo de novos visitantes na plataforma.

Tráfego de referência - é o que acontece quando os links são compartilhados em outros canais como outros blogs e redes sociais, por exemplo. Se o blog tiver uma bom trabalho de divulgação pode acabar facilitando neste caso.

O blog têm de gerar leads

Lead é um visitante que realizou o cadastro no site e deixou seus dados como o nome e o e-mail. Quando uma pessoa realiza o cadastro ela está dizendo que tem interesse em saber mais sobre o que é feito naquele blog. Ou seja, quando alguém se torna uma lead ela está permitindo que aconteça um relacionamento comercial.

Há vários métodos que geram leads e muitos deles fazem uso de páginas de captura, pop-ups e formulários e sempre oferecem uma recompensa gratuita que é uma espécie de oferta de conteúdo em troca de receber os dados de contato daquele possível cliente.

O departamento de marketing é geralmente o responsável por fazer a geração de leads. Existe caso que as empresas terceirizam o serviço com as agências especializadas de inbound marketing ou de marketing de conteúdo.


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