Dicas Para Traçar Uma Estratégia de Marketing Digital
Não apenas o mundo mudou, mas também a forma como se faz marketing também. Em todo o globo são mais de três bilhões de internautas sendo que mais de 110 milhões desses usuários se encontram no Brasil.
Mas de uma coisa é certa: não importa o nicho ou o tamanho da empresa, pois para conseguir conquistar o mercado atual certamente é preciso ter uma presença digital bem relevante.
É justamente essa a proposta do marketing digital. Esse termo é utilizado para um conjunto de estratégias cujo objetivo é posicionar a empresa como uma referência de qualidade na rede, dar uma visibilidade maior a ela dentro do ambiente digital, atrair novos clientes para a sua base e, principalmente, fidelizá-los fazendo com que se tornem porta vozes para o negócio na rede.
Estratégias usadas no marketing digital
Tanto a internet quanto as mídias sociais facilitaram o acesso a informação sendo que, este último, trouxe consigo um perfil novo de consumidor que é mais exigente e ativo quando está comprando e como uma consequência disso tem se tornado menos suscetível aos estímulos que a publicidade tradicional produz como as propagandas de rádio, TV e impresso.Foi por se deparar com esse consumidor que surgiram novas formas de fazer o marketing. Elas são voltadas para a atração espontânea de clientes por meio da oferta de conteúdos com valor que é o Inbound Marketing e seu principal aliado, Marketing de Conteúdo.
O Outbound Marketing tinha como premissa impor uma marca, seus serviços e produtos fazendo uso da propaganda de massa veiculada pelos meios de comunicação tradicionais. Já o foco do Inbound Marketing é o cliente em si, ter suas necessidades atendidas e atrair organicamente novos leads, ou seja, todos aqueles que demonstraram algum tipo de interesse pela empresa quando entram espontaneamente para sua base de contatos.
Para isso, é preciso ter o marketing de conteúdo como braço direito que é outra estratégia de peso utilizada no novo marketing. Seu objetivo é atrair novos leads para a empresa, fazer sua conversão para clientes e fidelizá-los por meio da produção e divulgação de conteúdo que seja relevante.
Para que esse conteúdo seja levado ao público de qualquer empresa o marketing digital aposta em mídias sociais como redes sociais, sites corporativos e blogs, por exemplo, e também nos canais digitais como é o caso do e-mail marketing. Tanto a publicidade online quanto o monitoramento dos resultados são estratégias essenciais.
Conhecer o público
O primeiro grande passo para conseguir conquistar uma presença digital bem relevante é passar a conhecer a fundo o público que é pretendido, quais são seus interesses e necessidades assim como o seu perfil demográfico e de consumo. Nessa fase não se pode poupar tempo realizando pesquisas com a base de clientes e analisando todos os resultados.O mais importante é que se entenda quais os assuntos, prioridades, desafios e comportamento de consumo que o público-alvo possui. Saber exatamente quem é o cliente de uma empresa ajuda a entender como os produtos ou serviços tem utilidade para ele e isso ajuda a definir qual a melhor maneira de trazer o cliente em potencial para os canais digitais.
É necessário lembrar-se de que é bem mais simples, prático e eficiente fazer o direcionamento das ações de marketing para um público que é mais delimitado e que é realmente formado por clientes em potencial para o negócio que ficar tentando alcançar 3 bilhões de usuários existentes na rede.
Uma forma de conseguir isso e que será muito útil quando for produzir os materiais de estratégia de marketing de conteúdo é criar buver personas, ou seja, personagens fictícios que fazem a representação do cliente ou clientes ideais para a empresa. Esses personas precisam ser criados a partir de dados consistentes e reais que foram levantados por meio de pesquisas de campo que podem ser realizadas junto aos clientes cativos da empresa.
Isso pode ser feito separando uma amostra significativa da base de clientes e fazendo a construção de um questionário para a pesquisa. Nesse questionário deve estar incluso tanto as perguntas básicas relacionadas à idade, gênero, profissão e os interesses pessoais quanto as questões que são mais específicas sobre como ele chegou aquele produto ou serviço e o que foi mais importante para se decidir.
Óbvio que é preciso oferecer algo para ter acesso a esse tipo de resposta. Uma ótima ideia é oferecer um desconto bem especial, um brinde ou até um benefício como, por exemplo, um teste gratuito. Enfim, pensar no que pode ser mais atrativo para o público. Analisar as respostas e identificar quais os padrões é essencial, pois eles serão as características das buver personas.
Definir os objetivos
Após identificar o público ideal da empresa chegou a hora de definir os objetivos para a estratégia de marketing digital. Nessa fase é muito importante que sejam pensados os objetivos reais, específicos e alcançáveis. Eles até podem sofrer uma variação, mas é preciso que o número de visitantes da página aumente até ter um crescimento percentual dos leads e clientes para a empresa.A melhor forma de conseguir definir os objetivos alcançáveis e estratégicos é pensando em metas para atrair, converter visitantes em leads e na conversão de leads em novos clientes. Com certeza, essas são as principais fases do funil de vendas do marketing e cada uma delas possuem ações específicas.
Para estipular os objetivos é preciso considerar os resultados atuais da empresa e fazer uma projeção bem realista para o futuro. Analisar o mercado, verificar como que os concorrentes estão trabalhando dentro do ambiente digital e o que já foi alcançado por eles.
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