Como Estruturar Seu Blog Para Converter Mais



O blog é uma ótima ferramenta para conseguir vender infoprodutos. Mas para que ele consiga atingir esse objetivo é preciso estar bem estruturado, caso contrário, será apenas mais que está na internet sem ter nenhum tipo de utilidade.

Não é difícil encontrar donos de blogs por aí que dizem que essa ferramenta é inútil, que não traz resultados e que é uma perca de tempo.

Certamente eles dizem isso por terem fracassado em sua tentativa. Para que um blog seja bem visto na internet é preciso que ele seja otimizado e tenha uma boa aparência, pois a primeira impressão é a que fica no mundo virtual e quanto mais bem otimizado ele for mais rapidamente ele vai aparecer nas páginas de busca.

Por isso, separamos algumas dicas de como alcançar esse objetivo e fazer com que ele venda muito mais.


Estruturação de um blog

Para que um blog seja profissional é preciso que o mesmo seja bem estruturado e que tenha algumas otimizações. A seguir, mostraremos algumas das estratégias que mais são usadas em centenas de blogs.


Usar um template profissional

Um template nada mais é que um modelo, uma estrutura pré definida que visa facilitar o desenvolvimento e a criação do conteúdo a partir de algo que já está construído. Alguns deles são amadores, mas também existem alguns que são bem profissionais e seu layout é interessante aos internautas e visitantes da página.

Usar um template profissional garante que o visitante não saia da página logo que viu seu layout. 

Quando um blog não está bem estruturado e seu layout é confuso e nada convidativo é um estímulo a mais para que o visitante saia correndo e não queira retornar aquela página. Daí a importância de optar por algo mais organizado e profissional.



Veja também:

Navegabilidade

Para que um blog tenha sucesso é essencial pensar na navegabilidade, pois quando ele é bem estruturado, possui menus e links intuitivos a navegação e permanência do visitante dentro do blog é facilitado e isso acarreta em chances maiores de conversão e vendas.


Formulários para capturar e-mails

O e-mail marketing ganhou fama e vários adeptos nos últimos anos. Se um blog não trabalha com essa ferramenta acaba perdendo uma ótima oportunidade de se relacionar com os visitantes e de gerar uma quantidade muito grande de vendas. Instalar formulários de captura em alguns locais estratégicos como, por exemplo, na sidebar, topo do blog, fim do artigo e pop-ups é uma ótima ideia.


Plugins para compartilhar nas redes sociais

Praticamente todo internauta possui ao menos uma conta nas redes sociais. Ter plug-ins para que o visitante possa compartilhar o conteúdo é uma ótima ideia. Claro que os plug-ins em si não vão fazer com que as vendas aumentem, mas vai permitir o compartilhamento do conteúdo e consequentemente a divulgação do blog nas redes sociais. Para quem não sabe, esta é uma ótima forma de atrair muito mais pessoas que estão interessadas no que é dito ali.


Barra lateral ou sidebar

É na barra lateral que muitos blogueiros colocam coisas desnecessárias como posts recentes, categorias, comentários, lista de links, nuvem de tags e tantas outras. Retirar tudo o que não é útil da sidebar é essencial, pois esse espaço passa a ser reservado apenas para o formulário de captura, plugins de compartilhamento, box do autor e algum banner estratégico.



Técnicas de vendas para blog

Existem algumas técnicas e estratégias de venda que podem ser implementadas em um blog para que ele se transforme numa verdadeira máquina de vendas. Confira a seguir algumas elas!


Como vender com os posts

É preciso lembrar que a grande maioria dos posts presentes no blog sejam de conteúdo de qualidade, que vão agregar valor ao visitante e que não tenha nenhuma intenção de venda. Mas quando for fazer um post de venda pode-se tomar os seguintes procedimentos:

Um post de vendas também se trata de um post de conteúdo, por isso, o primeiro passo é compartilhar um conteúdo de valor com o cliente, falar de algum problema em específico, mostrar algumas possíveis soluções e no fim apresentar o produto como se fosse a solução definitiva.

Essa é a técnica que mais é utilizada, mas também existem outras que funcionam muito bem como:

1. Fazer uma referência disfarçada ao produto no decorrer do post. Por exemplo, “... tal técnica aprendi quando fiz o [curso  tal]”.
2. No meio do post pode-se colocar um banner pequeno na horizontal. Geralmente ele é colocado antes que algo importante seja dito. Por exemplo, “A seguir, vou descrever 5 estratégias mais utilizadas para faturar R$ 1000 mil toda semana ”. Em seguida é colocado o banner e após ele é que as estratégias são colocadas.


Texto âncora

Essa é uma estratégia bastante utilizada para fazer aqueles links internos e ela se assemelha a referência disfarçada. No entanto, há diferenças, pois nesse caso utiliza-se uma palavra chave linkada para que o visitante seja redirecionado diretamente para a página de vendas de um produto ou para alguma resenha que está cheia de gatilhos mentais que possuem um alto poder de conversão.

Tecnologia do Blogger.