Qual a Melhor Rede Social para Divulgar



Quando se trabalha no mundo real o empreendedor sabe que é preciso fazer que sua loja apareça a todos os consumidores para aumentar as chances de alguém entrar nela e comprar algum dos seus produtos.

Com o mundo virtual essa lógica não é diferente, só que o empreendedor precisa encontrar seu público nas redes sociais e não ficar buscando pelo melhor ponto comercial.

O problema é que são tantas redes disponíveis cada uma com suas particularidades, que acaba ficando difícil não se perder na hora de escolher a que é melhor para cada negócio. Para tentar ajudar nessa tarefa vamos ver quais são as principais características que cada uma dessas mídias sociais famosas apresentam para que o empreendedor digital possa descobrir qual a que é melhor para a empresa.

Facebook

No Brasil, essa é a rede social que mais é utilizada com cerca de 83% da população acessando a internet regularmente. Sua popularização somente aconteceu no país entre 2010 e 2011 apesar de já ter surgido em 2004. Por causa do surgimento de outras redes nesses últimos anos o Facebook acabou tendo uma desaceleração no crescimento, mas mesmo assim ele continua sendo a principal rede quando se fala em número de usuários.

Sua plataforma é intuitiva e simples de ser administrada. Em sua plataforma é possível postar tudo, conteúdo escrito, fotos, gifs e vídeos. Por causa disso, não é incomum ver as empresas com um perfil de usuário se diferenciando para conseguir mais curtidas em sua página e mais atualizações.
O Facebook é uma das redes sociais que é mais aberta ao investimento de empresas e possui várias ferramentas que ajudam os administradores a cuidarem das suas fan pages. Também é possível investir em publicidade a fim de garantir que os posts alcancem uma quantidade maior de pessoas ou até conversar com algum dos consultores do site.

Twitter

Foi no Twitter que o termo microblog se popularizou ainda em 2006. Com a regra de permitir que as publicações tenham apenas 140 caracteres essa rede social ganhou o mundo. Nela, os usuários têm a opção de seguir os perfis que lhes interessem, mandar mensagens privativas e publicar vídeos e fotos.

Para quem deseja garantir uma interação direta e rápida com os usuários e divulgar novidades e promoções da loja de forma objetiva essa é uma ótima opção. Mas é preciso muito cuidado, pois os seguidores no Twitter também segue outras pessoas e marcas e quando um tweet é soterrado por outros a publicação somente será vista caso o seguidor entre no perfil da empresa.

É por isso que essa rede somente é recomendada para as empresas que podem atualizar constantemente sua conta e que tenham um conteúdo para atualizar. Se o empreendedor digital acredita que fará uma publicação por dia, no máximo, talvez esse não seja um bom negócio.


Instagram

Este é um dos aplicativos que mais tem crescido nos últimos anos e que ajudou a fortalecer a tão famosa cultura do selfie. Atualmente, essa rede social conta com mais de 300 milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Nele, a interação acontece através de fotos e vídeos bem curtos, com até 15 segundos. Embora a inserção de publicações patrocinadas em uma timeline dos usuários esteja sendo testada há pouco tempo, já existem muitas empresas que estão fazendo uso por conta própria do Instagram como uma plataforma de vendas.

Esta é a rede social ideal para o empreendedor que trabalha com produtos que possuem um apelo visual forte como é o caso das roupas, maquiagens e artigos para os bebês. Mas é preciso se lembrar que no Instagram as imagens precisam ser muito bem trabalhadas. É por isso que vale a pena fazer um investimento técnico nesse sentido antes de decidir se aventurar por essa rede.

Google+

É bem semelhante ao Facebook e é por isso que se trata de um concorrente direto. Ele também é uma rede social que abre diversas opções ao empreendedor. Com ele, é possível fazer a publicação de textos, vídeos e imagens e também seguir as empresas e pessoas.

Entre os adolescentes de 13 a 17 anos essa rede tem se popularizado bastante. Prova disso é que já são cerca de 33% desse público que já está usando essa rede social de acordo com o relatório que o próprio Google divulgou. Essa é a mesma porcentagem que o Twitter possui.


YouTube

A maior plataforma que publica vídeos possui mais de 1 bilhão de usuários que estão ativos. Isso fica em torno de um terço das pessoas acessam frequentemente a internet conforme dados do próprio YouTube. O site adquiriu alguns contornos de rede social já que é possível compartilhar, comentar e curtir os vídeos e ainda tem a interação dos próprios youtubers com sua audiência.

Os vídeos são ótimas ferramentas que ajudam a vender um produto, pois é a oportunidade do cliente vê-lo funcionando e também verificar qual é a aparência do que deseja comprar, assim como se estivesse em uma loja física. É por isso que vale a pena incluir vídeos nas descrições dos produtos do site.


Tecnologia do Blogger.